No prelo: Luanda, Lisboa, Paraíso — Romance vencedor do Prêmio Oceanos

 DIVULGAÇÃO 
06/12/2025  

Nos anos 1970, em Luanda, nasce Aquiles — um menino marcado desde o primeiro suspiro. Complicações no parto deixam no corpo uma má-formação que moldará todo o seu destino, inclusive o nome que carrega. A única esperança de cura está em Portugal, numa cirurgia que precisa acontecer antes de seus quinze anos.

À medida que o aniversário se aproxima, Aquiles e o pai, Cartola, embarcam rumo a Lisboa acreditando que a estadia será breve e que, por virem de Angola, seriam recebidos como cidadãos portugueses. O que encontram, porém, é um país que ainda olha para a antiga colônia com distância e preconceito. A viagem provisória se prolonga, e o retorno para casa começa a parecer cada vez mais improvável.

Em Luanda; Lisboa; Paraíso — romance que sucede o celebrado Esse cabelo — Djaimilia Pereira de Almeida reafirma sua força como uma das vozes mais singulares da literatura lusófona. Com delicadeza e precisão, ela narra a experiência da diáspora, a relação entre pai e filho e a persistência humana em buscar afeto mesmo quando tudo à volta aponta para o desamparo.


Editora Todavia
184 páginas